Petrobras

Maioria dos brasileiros<br>rejeita privatização

A empresa petrolífera estatal deve permanecer sob controlo público, defendem 61 por cento dos brasileiros, segundo uma pesquisa elaborada pela Datafolha. O inquérito foi elaborado depois de o senador José Serra, do Partido Social-Democrata Brasileiro, ter apresentado um projecto-de-lei que defende a alienação da companhia e dos poços de crude situados em águas profundas, os quais constituem as maiores reservas nacionais de «ouro negro».

Em pano de fundo da proposta do partido «tucano» está o escândalo de corrupção, branqueamento de capitais e associação criminosa envolvendo dezenas de altos quadros da Petrobras e deputados eleitos na Câmara e no Senado. A Justiça brasileira decidiu, esta semana, avançar com os processos de 27 suspeitos já indiciados pelo Ministério Público.

Em Dezembro de 2014, a presidente brasileira pediu o cabal apuramento de responsabilidades e a condenação dos eventuais culpados, e notou que no Brasil não há intocáveis. A meio da semana passada, Dilma Rousseff anunciou um pacote de medidas anticorrupção, cumprindo, dessa forma, uma promessa eleitoral.

Entre as medidas propostas pela presidente, figuram a conversão em crime os delitos de desvio de fundos para financiamento de campanhas eleitorais e de lavagem de dinheiros através dos sufrágios, bem como a existência de contabilidade paralela nos partidos, o resgate do património de pessoas sentenciadas por corrupção ou a imposição de que os membros do governo não tenham antecedentes penais.

«Este é um passo decisivo para ampliar a capacidade e autoridade do governo com o objectivo de evitar e combater a corrupção e a impunidade», sublinhou Rousseff perante o Congresso.

 



Mais artigos de: Internacional

Milhões contra agressão imperial

A esmagadora maioria dos venezuelanos considera que os EUA não têm razões para decretar que o país é uma ameaça e rechaça a ingerência e qualquer agressão norte-americana, indica uma recente pesquisa, num momento em que a campanha mundial em defesa da República Bolivariana soma apoios.

Anti-sionistas reforçados

A Lista Conjunta apresentada pelos partidos árabes e pelo Partido Comunista de Israel (PCI) às legislativas elegeu 14 deputados no Knesset (parlamento), resultado que o PCP sublinha como «um elemento de esperança e alento».

Cubanos decidem

A indicação de candidatos aos órgãos locais do Poder Popular decorreu em Cuba com a realização de 46 mil e 300 assembleias, informou domingo, 22, o vice-presidente da Comissão Eleitoral. Rubén Rodríguez detalhou que nas reuniões plenárias foram...

Nigéria em guerra<br>escolhe presidente

Na Nigéria, envolvida numa guerra contra a seita Boko Haram, há eleições presidenciais, legislativas e senatoriais no próximo sábado, 28. O escrutínio, antes marcado para meados de Fevereiro, sofreu um adiamento de seis semanas por alegadas razões de...